Você está em Home >

Áreas de Atuação

Selecione uma área de atuação...

Implantes Dentários

O implante dentário
São cilindros metálicos de titânio, instalados nos ossos maxilares com a finalidade de substituir raízes de dentes ausentes. Além de resolver efetivamente a questão estética, o implante funciona semelhante a naturais tanto na visibilidade como no aspecto mastigatório.

Do que depende o sucesso do implante?
De vários fatores, mas o principal é a observância das considerações quanto à indicação correta para sua colocação e também do conhecimento e destreza para efetuar os procedimentos. É necessário que o profissional tenha conhecimentos amplos e seja treinado para alcançar o sucesso.

Qual a chance do implante dar certo?
Pode-se afirmar que 95% dos casos, se os implantes não forem perdidos nos primeiros anos de uso, durarão toda a vida. Estudos demonstram que os implantes apresentam taxas de sucesso acima de 93% no maxilar superior e, 97%, no inferior.

A colocação de implantes é dolorosa?
Regra geral, o procedimento de implantação é realizado com recurso de anestesia local (igual às anestesias feitas para restaurações dentárias). Depois da implantação, é comum ouvir dos pacientes que foi extremamente diferente daquilo que ele imaginava.

Qual o tempo necessário para a colocação de um implante?
Tradicionalmente, o procedimento era realizado em duas etapas. Em primeiro lugar, o dentista colocava o implante, que era mantido por três a seis meses até a cicatrização e a sua integração com o maxilar e, somente depois disso, era colocado a coroa dental. Hoje, há uma alternativa ao método de duas etapas, que permite a colocação do implante e da coroa e em uma única sessão, denominado implante com carga imediata.

E quanto à idade, existe um limite?
Ocasionalmente, pacientes com idade mais avançada manifestam a preocupação de que a idade os impeça de desfrutar das vantagens dos implantes dentários. No entanto, a saúde é fator mais importante do que a idade. Se o paciente for suficientemente saudável para extrair um dente, será provavelmente saudável para receber implantes dentários. 


Os implantes dentários servem para:


Recompor ausências de elementos
dentários

Quando temos ausências dentárias, unitária ou multiplas, podem ocorrer, além de mudanças estéticas, a movimentação dos demais dentes e
isso pode levar a desarranjos na mordida, prejudicando o ato da mastigação e a harmonia do sorriso.





 

Substituir próteses removíveis
O maior índice de pacientes que fazem implantes dentários são àqueles que estão insatisfeitos com suas próteses removíveis (pontes móveis).
Seja pela razão estética ou pela mastigação comprometida.

 

 


Substituir próteses totais
(dentaduras)por próteses fixas

O usuário de dentadura muitas vezes queixa-se que sua prótese não se firma na gengiva e que a machuca. Estas podem ser trocadas totalmente por próteses que se fixam totalmente aos implantes.





Auxiliar na retenção de próteses
totais (dentaduras)

Em muitos casos, a pessoa pode continuar usando a prótese total, porém estas podem podem ser feitas de maneira que se abotoem nos implantes, aumentado bastante a sua fixação.


 


Novas tecnologias aplicadas na Clínica Odontológica
Dr. Luiz Ricardo Menani


Carga Imediata:
O protocolo convencional para a realização de trabalhos com implantes consistia inicialmente na cirurgia de colocação dos implantes e, posteriormente, somente após 4 a 6 meses de cicatrização dos implantes, eram instalados os dentes. Hoje, na maioria dos casos, fazemos a instalação dentes imediatamente após a cirurgia de colocação dos implantes, sendo essa técnica chamada de implantes com “carga imediata”.

Extração e implantação imediata:
Outra nova possibilidade comprovada cientificamente e pela extensa lista de casos concluídos com sucesso é a colocação de implantes imediatamente à extração dentária, podendo ainda, ser instalada a peça dentária após esse ato cirúrgico.  

Implantes curtos:
Em casos em que o cliente necessita da colocação de implantes em áreas onde a estrutura óssea é desfavorável, podemos contar atualmente com os implantes curtos (short implants), que são desenvolvidos especialmente para ser colocados nestas áreas. Assim, em muitas vezes, o paciente passa a não depender mais dos enxertos ósseos prévios, podendo contar com estes resistentes implantes.

Implantes sem cortes e sem pontos: cirurgia planejada por meio de computador
O principal objetivo desta técnica é minimizar os desconfortos ocasionados pela cirurgia tradicional, pois através dela é possível colocar os implantes sem a necessidade de fazer incisões (cortes) na gengiva nem suturar (dar pontos), tornando a cirurgia mais rápida e menos dolorida.

Enxertos ósseos sintéticos:
Em muitos casos, a cirurgia de enxerto ósseo faz-se necessária. Porém, atualmente, na maioria dos casos, podemos utilizar das inovações da bioengenharia, fazendo uso dos materiais sintéticos substitutos ósseos. Através destes, podemos ausentar o cliente da necessidade de remoção de partes ósseas de outros locais para a colocação nas áreas de interesse.

Telefone de contato em Monte Alto:
(16) 3243-2734
Telefone de contato em Ribeirão Preto:
(16) 3620-4770
e-mail: contato@ricardomenani.com.br

atual interativa