Você está em Home >

Áreas de Atuação

Selecione uma área de atuação...

Dor Orofacial e DTM´s

A dor é uma experiência desagradável que talvez motiva o indivíduo muito mais do que qualquer outra experiência na vida. As dores orofaciais, como o nome sugere, são aquelas relacionadas às estruturas que circundam a boca e a face. Vão desde a conhecida dor de dente até as agressivas e dolorosas desordens da articulação temporomandibular (ATM).

A ATM situa-se logo à frente do ouvido e participa da movimentaçãoda mandíbula (maxilar inferior), funcionando como uma “dobradiça” na abertura e fechamento da boca. O indicativo mais comum de uma alteração na ATM é a presença de um estalido (clique) durante a movimentação da mandíbula.

Dependendo da situação, este estalido vem acompanhado da dor, que muitas vezes se manifesta na região do ouvido. Em outros casos, pode ocorrer a crepitação, ou seja, um ruído parecido com o de uma “folha de árvore seca sendo amassada”, que desencadeia uma sensação dolorosa, geralmente no ato da mastigação dos alimentos.

Existe uma grande proximidade entre a ATM e o ouvido, e isso pode confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM, pois na última não ocorre febre e não é eliminada  secreção pelos ouvidos.

As dores faciais também podem ser de origem muscular, sendo causadas, na maioria das vezes, por problemas no posicionamento dos dentes e/ou por hábitos parafuncionais. Esses hábitos são assim denominados pois acontecem em discordância à função normal do organismo. O hábito parafuncional mais comum que pode provocar dores buco-facias é o apertamento dentário.

O apertamento dentário ocorre quando o indivíduo adquire o hábito de “forçar” os dentes inferiores contra os superiores, provocando uma pressão excessiva dos músculos faciais, o que desencadeia um processo doloroso irradiado na face e região lateral da cabeça.

Outro hábito parafuncional muito parecido com o apertamento é o bruxismo, que ocorre quando o indivíduo além de apertar, “range” (atrita) os dentes da arcada inferior contra os da arcada superior, promovendo, com o passar do tempo, o desgaste dos elementos dentários. Pode ocorrer inconscientemente durante o sono e, nos casos mais severos, também se manifesta no período diurno, quando o indivíduo se encontra consciente.

Diversos são as modalidades de tratamento das dores buco-faciais, que varia de acordo com a causa da dor. O dentista habilitado na área tem a responsabilidade de analisar o quadro doloroso, buscar relacionar a queixa do paciente ao padrão dentário do mesmo e indicar a melhor opção de tratamento.

Telefone de contato em Monte Alto:
(16) 3243-2734
Telefone de contato em Ribeirão Preto:
(16) 3620-4770
e-mail: contato@ricardomenani.com.br

atual interativa